Torniquete estéril HemaClear reduz o risco de infecção1

Neste estudo prospectivo, pacientes submetidos a cirurgia eletiva de membros inferiores foram randomizados para uso de torniquete pneumático não estéril ou torniquete de exsanguinação estéril e descartável HemaClear. As amostras foram retiradas dos laços do torniquete não estéril antes da cirurgia e dos torniquetes estéreis no final do procedimento, de uma forma estéril.

Trinta e quatro torniquetes não estéreis foram amostrados antes da aplicação cirúrgica, vinte e três dos quais estavam contaminados com vários organismos diferentes, incluindo Staphylococcus spp, Staphylococcus aureus, Sphingomonas paucimobilis, Bacillus spp e coliformes. Foram utilizados 36 torniquetes estéreis, sem contaminação associada.

Torniquete estéril descartável é o recomendado

Hemaclear_Pack

Houve uma contaminação significativa de 68% dos torniquetes não-estéreis. Estes são usados regularmente em procedimentos envolvendo a colocação de prótese e podem atuar como uma fonte potencial de infecção. “Quando possível, recomendamos o uso de torniquete estéril de uso único descartável”, conclui o estudo.