Faixa Smarch Latex Free da Sterifarma

Alergia ao látex faz crescer a procura por produtos isentos dessa substância

Os sintomas de alergia ao látex podem ser variados e incluem reações imunológicas, como dermatite de contato, urticária, asma, sibilância, rinoconjuntivite, meningite eosinofílica e anafilaxia, além de reações não imunológicas, como dermatites irritativas nas áreas de contato.sup>1 Dados sobre incidência e prevalência de sensibilização e alergia ao látex são escassos e variados. Ownby et al., dosando IgE específica para látex em 1.000 doadores de sangue adultos nos Estados Unidos, encontraram prevalência de 6,4% excluindo-se trabalhadores da área de saúde. 2

Produtos sem latex beneficiam pacientes de cirurgias

Houve a partir dos anos 1980 um aumento repentino nos casos de sensibilidade ao látex, possivelmente causado pelo uso mais intensivo de luvas de látex a partir do surgimento da SIDA (Aids)1. Reduzir a exposição ao látex é uma das medidas recomendadas para beneficiar o paciente submetido a cirurgia, através da adoção de produtos latex free1.

Saiba mais

1. Rev. bras. alerg. imunopatol. 2010; 33(5):173-183: Látex, alergia, sensibilização.
2. Ownby DR, Ownby HE, McCullough J, Shafer AW. The prevalence of anti-latex IgE antibodies in 1000 volunteer blood donors. J Allergy Clin Immunol 1996;97(6):1188-92.