Cultura de Segurança

Cultura de Segurança ainda é relativamente recente no Brasil

As primeiras iniciativas para promover a Cultura da Segurança foram definidas em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS)(1). No Brasil, o Programa Nacional para Segurança do Paciente foi instituído apenas em 2013, estabelecendo a Cultura de Segurança como prioridade para os serviços de saúde(2). O Questionário de Atitudes de Segurança (SAQ) é o instrumento que permite a avaliação da Cultura de Segurança e foi idealizado em 2006(3) na Universidade do Texas, EUA.
O SAQ é amplamente aplicado em hospitais em todo o mundo e a OMS recomenda seu uso(4). Em 2011, o instrumento passou por tradução e validação para o contexto brasileiro quando foi aplicado em seis hospitais públicos terciários(5) em três regiões do Brasil, com 1.301 profissionais das enfermarias clínicas e cirúrgicas, obtendo média de 61,5. Pesquisas com este instrumento, nos contextos nacional e internacional, sugerem que escores acima de 80 indicam forte consenso entre os profissionais sobre o Clima de Segurança. Aqueles abaixo de 60 significam um sinal de alerta para as instituições, pois indicam a necessidade de ações para implantação da Cultura de Segurança.

Saiba Mais sobre o Padrão Sterifarma de Qualidade

Referências:

1. WHO – World Health Organization. World Alliance for Patient Safety: Forward Program.

2. Ministério da Saúde (BR). Portaria n°. 529 de 1 de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Diário Oficial da União, Brasília, 1 de abr. de 2013.

3. Sexton JB, Helmereich RL, Neilands TB, Rowan K, Vella K, Boyden J, et al. The safety attitudes questionnaire: psychometric properties, benchmarking data, and emerging research. BMC Health Serv Res 2006;44(6)

4. Carvalho REFL. Adaptação transcultural do safety attitudes questionnaire para o Brasil – questionário de atitudes de segurança [tese]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo; 2011.

5. Carvalho REFL, Cassiani SHB. Questionário de atitudes de segurança: adaptação transcultural do

safety attitudes questionnaire – Short Form 2006 para o Brasil. Rev. Latino-Am. Enfermagem.