HemaClear

Estéril, simples e eficiente: estudo resume os benefícios de HemaClear

Realizamos redução aberta e fixação interna -RAFI em 49 pacientes com fratura do rádio distal [17 homens e 32 mulheres de 17 a 83 anos]. Não foram observadas complicações ou efeitos adversos no uso de HemaClear. Não foi observada falha do torniquete, não houve sinais de paralisia, paresia, perda de inervação sensitiva e nenhum sinal de queimaduras de torniquete.
O dispositivo, um torniquete exsanguinável (HemaClear), substitui os métodos tradicionais de elevação de membros, enfaixamento Esmarch, pressurização de torniquete pneumático e os componentes associados. HemaClear é um anel de silicone elástico com uma manga tubular elástica enrolada sobre ele. Nossa experiência em 49 pacientes demonstrou rápida aplicação, exsanguinação superior e que o dispositivo poderia ser colocado no antebraço em vez do braço. Nenhum efeito colateral ou complicações foram anotados. Em nossa opinião, o fato de o HemaClear ser um dispositivo estéril para um único paciente o torna superior à tecnologia tradicional.

Conclusão
O tempo de aplicação em média levou menos de 15 segundos e a preparação do HemaClear foi mais simples em comparação com os múltiplos componentes do método tradicional de torniquete. O custo do dispositivo HemaClear era equivalente ao custo combinado alternativo de um manguito estéril, uma atadura de Esmarch, uma meia e outros materiais. Além disso, o fluxo de trabalho era melhor e a máquina de torniquete estava disponível para uso em outras salas de cirurgia.

Três principais vantagens do HemaClear:
(a) O dispositivo é estéril, simples e fácil de usar.
(b) O dispositivo pode ser colocado no antebraço próximo à incisão cirúrgica. Isso reduz o volume de tecido sob condições isquêmicas e permite um melhor controle sobre a exposição do local operatório.
c) O dispositivo fornece uma oclusão consistente em comparação com o torniquete pneumático que pode vazar.

É razoável concluir que o HemaClear é uma adição útil às técnicas perioperatórias disponíveis nos procedimentos cirúrgicos das extremidades superiores.

D Norman, I Greenfield, N Ghrayeb, EPeled, L Dayan – Use of a New Exsanguination Tourniquet in Internal Fixation of Distal Radius Fractures – Techniques in Hand & Upper Extremity Surgery, Volume 13, Number 4, December 2009

 

Saiba Mais sobre HemaClear